Avançar para o conteúdo principal

Placas de Circuito Impresso

Os processos domésticos mais comuns de confecção de PCI (Placa de Circuito Impresso) são por desenho directo sobre a placa, por exposição fotossensível e por transferência de toner. Existem outros métodos mas requerem processos industriais.

Desenhando directamente na placa, é um processo para circuitos pequenos e pouco complexos. A tinta da caneta tem de ser resistente ao banho corrosivo. A principal desvantagem é ser um processo enfadonho e com fortes possibilidades de esquecimento de pistas ou de erros por distracção.

A exposição fotossensível, ou seja, imprimindo o circuito numa folha de acetato e colocando esta sobre a PCI (PCI com uma camada de produto fotossensível) expõe-se estes a uma luz Ultra-Violeta (UV). Após a exposição da luz UV aplica-se a revelação da camada fotossensível.

Infelizmente este método é dispendioso e não assim tão simples. Vários factores podem contribuir para que o método por exposição falhe, e se desperdice material.

Por transferência de toner, imprime-se o circuito numa impressora a Lazer, coloca-se a folha de papel sobre a PCI e com um ferro de engomar passa-se por cima da folha. Após arrefecer coloca-se a PCI e a folha dentro de água e sabão alguns minutos depois com o papel amolecido, retira-se este com cuidado.

Este método pode não sair bem logo a primeira tentativa, mas com algumas tentativas é mais simples e rápido que os métodos acima descritos.

A confecção de PCI na indústria, os métodos de exposição fotossensível e toner também são utilizados, mas com recursos e técnicas industriais diferentes das que dispomos em nossas casas.

Independentemente do processo usado no final a placa é submetida a um banho corrosivo, que irá limpar o excedente de cobre e ficaremos com o circuito impresso na PCI.

Mensagens populares deste blogue

Dispositivos de corte de emergência

Link's sobre botoneiras de dupla sinalização e esclarecimento sobre bobines MN e MX Referências para encomendas (Legrand) Instalação e esquemas de ligação (Legrand) Informação sobre utilização de Bobinas MN ou MX (Ver página 4)

Botoneira de emergência com dupla sinalização

Documentação de botoneira de emergência com dupla sinalização da Legrand: Referências para encomendas Guia de instalação da botoneira

Tabela Periódica Atalhos do EXCEL 2016

Estes atalhos são utilizáveis em versões anteriores do Excel. Estão divididos em: Atalhos gerais, selecção, edição, navegação, formatação, fórmulas, folhas e pastas de trabalho, caixas de diálogo e atalhos VBA.